sábado, 10 de outubro de 2009

Digestão

A digestão é o conjunto de transformações químicas e mecânicas dos alimentos ao longo do sistema digestivo.
Na boca forma-se o bolo alimentar, depois dos alimentos serem mastigados e ensalivados. De seguida são deglutidos e passam para a faringe. O bolo alimentar segue então para o esófado e, empurrado pelos seus movimentos peristálticos desce até ao estômago.
No estômago, o bolo alimentar é misturado com o suco gástrico, produzido pelas glândulas gástricas. Os movimentos peristálticos do estômago encarregam-se de misturar correctamente os alimentos com o suco gástrico, formando o quimo.
De seguida, o quimo passa, em pequenos jactos sucessivos, para o duodeno, a primeira parte do intestino delgado. Aqui, graças aos movimentos peristálticos do intestino delgado, o quimo é misturado com o suco intestinal, a bílis e o suco pancreático, formando-se o quilo. Os nutrientes encontram-se agora suficientemente transformados para atravessarem as paredes das vilosidades intestinais (Absorção digestiva) entrando na corrente sanguínea. Seguem para as células de todo o corpo, para serem utilizados na regeneração de tecidos, crescimento... (Assimilação).
Os produtos que não são absorvidos seguem para o intestino grosso, onde lhes será absorvida a água restante. Formam-se as fezes que serão depois evacuadas pelo ânus.

Sem comentários:

Enviar um comentário